Os textos contidos neste blog não podem ser reproduzidos sem prévia autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

Farol Alto

Iveco lança Daily com motor Euro 5

quarta-feira, 18 de abril de 2012


Nova Daily atende agora o Proconve P-7
As grandes novidades da linha Daily 2012 que a Iveco acaba de apresentar para a imprensa especializada é o motor fornecido pela empresa-irmã, FTP, batizado de F1C Dual Stage, e a caixa de transmissão manual de seis velocidades 6S 420, da família ZF-Ecolite. Além disso, internamente ganhou painel com grafismo semelhante ao de um automóvel de passeio, com alavanca de câmbio próximo ao volante integrado ao painel, e porta objetos para todos os lados, inclusive no teto.

Novo motor tem dois turbos
Agora, terá também a versão Minibus a pronta entrega (antes era preciso comprar o carro e levá-lo para um encarroçador, agora poderá ser comprado direto na concessionária), além de outras 29 opções de configurações diferentes. Está disponível em quatro modelos, com PBT de 3,5 ton, 4,2 ton, 5,5 ton e 7 ton, com entreixos de 3000mm a 4350mm, e três calibrações de motor, uma com 147 cv e 350 Nm de torque, e duas com 170 cv, uma com 400 NM de torque o outra com 450 Nm de torque.

O novo Iveco Daily chega com preço 10% superior ao anterior, pois já atende a legislação de emissões Proconve P-7 equivalente ao Euro 5. Isso significa que todo o sistema de injeção e exaustão foi refeito e, tal como a concorrência, a Iveco optou por utilizar a tecnologia de recirculação de gases de exaustão (EGR) para atingir os níveis de emissões de CO, HC, NOx e material particulado exigidos pela lei.

O motor é um quatro-cilindros em linha, com três opções de calibrações:
147 cv e 350Nm, 170 cv e 400 Nm, e 170 cv e 450 Nm
De acordo com a FTP, o novo motor realiza até cinco injeções no mesmo ciclo, dependendo da necessidade. Em funcionamento normal, opera com quatro, sendo uma pré (para reduzir ruídos e vibrações), a injeção, e outras duas ou três pós-injeções (para reduzir emissões, por meio do aquecimento dos gases de exaustão).

No sistema EGR, parte dos gases de exaustão é resfriado e enviado novamente para queima. Com menos gases saindo do sistema de escape, o nível de emissões é menor. Porém, há riscos que devem ser considerados, e por isso este sistema não é adotado com exclusividade em todos os veículos diesel Euro 5 (posteriormente falarei mais a respeito).

A tecnologia de pós-tratamento é a EGR
Mas, para evitar estes riscos, há um sistema de proteção, que a partir de um determinado momento vai literalmente cortar a potência do motor, para evitar perda total. Este sistema é o OBD-Br, que monitora o sistema de exaustão por meio de sensores e regula o funcionamento das bombas e injetores. No novo Daily, a pressão de alta agora é de 1.800 bar, ante os 1.600 bar das versões anteriores.

A dica mais importante deste novo motor é a utilização do combustível certo, o diesel S50, com 50 PPM de enxofre. De acordo com a FTP, é possível utilizar o S500, normalmente encontrado nos postos das grandes metrópoles, mas não é recomendado, pois fará com que o sistema de pós-tratamento trabalhe mais. Já o uso de S1800 ou S2000, muito comum em cidades mais afastadas das capitais e grandes centros urbanos, deve ser evitado ao máximo, sob risco de explosão do motor, na pior das hipóteses.

A transmissão ZF de seis velocidades também é nova
Isso pode ocorrer pois o excesso de enxofre no diesel pode se transformar em ácido sulfúrico ao passar pelo sistema de pós-tratamento, e corroer o motor. Para evitar isso, as partes metálicas devem receber tratamento químico específico, o que custa muito caro.

Assim, o reparador do futuro precisa ficar alerta a estes novos casos que surgirão em breve. A Iveco tem expectativa de vender 8.500 veículos Daily este ano, 1.000 unidades a mais do que vendeu em 2011. Com 105 concessionárias em todo Brasil, é bem provável que nos dois primeiros anos (tempo de garantia que a Iveco oferece ao modelo), poucas unidades apareçam em uma oficina fora da rede, mas nunca se sabe.

E, com o preço do diesel S50 mais caro do que o diesel S500 e S1800, o dono do veículo sempre fica atentado a economizar no insumo que lhe é mais dispendioso. Penso que vale a pena começar a planejar a aquisição de scanners que atendam também estes veículos Euro 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Most Reading

Archives